sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sub-20

Os jovens Ilori, Bruma, Esgaio, João Mário e Mica foram convocados para o Campeonato do Mundo de Sub-20 que se vai realizar na Turquia entre 21 de Junho e 13 de Julho, além dos referidos atletas leoninos, integram também a convocatória Edgar Ié, Agostinho Cá, Rafael Veloso ou mesmo Ricardo Pereira, também eles com passagens pela formação do Sporting, o que quanto a mim é motivo de orgulho para a Academia Leonina.

Betinho, seria mais um motivo de orgulho, e era expectável que assim fosse, contudo ficou fora dos 21 elementos que vão defender as cores de Portugal neste Mundial. É um avançado com um percurso meritório nos escalões de formação do Sporting, à semelhança de Saleiro, Lourenço ou João Paiva e que teve um papel importante na qualificação para esta competição e por aí a sua convocatória era merecida.
Contudo a má época que teve ao serviço da equipa B do Sporting e o Torneio de Toulon também ele pouco conseguido terão pesado mais na escolha do selecionador nacional.

Na minha opinião, não estamos perante um avançado promissor, apesar do seu percurso na formação com bastantes golos. É um atleta com um bom remate, mas demasiado baixo e lento para a posição, não tendo uma caracteristica que possa ser uma mais valia e lhe dê capacidade para criar perigo junto da baliza adversária, agora que subiu a sénior e joga contra defesas mais experientes, mais altos, mais fortes e mais rápidos em relação aos que vinha enfrentando até então. Por outro lado, não sou grande apreciador das entradas que habitualmente faz ao adversários sem qualquer objectivo de jogar a bola.

A diferença competitiva dos juniores para os séniores é grande,  e é um salto dificil, há vários exemplos de jogadores que apesar da qualidade que demonstraram na formação nunca o conseguiram provar após a sua subida a sénior. É nesta fase que se notam as grandes diferenças entre os jogadores, dado que deixam de jogar contra atletas da sua idade e passam a ser todos iguais, sejam mais novos ou mais velhos, e nem todos conseguem acompanhar a subida do nível competitivo.

Assim sendo, apesar de considerar que era um prémio merecido fruto do contributo que deu no apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo, não considero um crime a sua não convocatória dado que também os escalões mais jovens das selecções devem preparar os jogadores que possam eventualmente no futuro integrar a selecção principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário