sábado, 8 de junho de 2013

Carrillo

Numa época desastrosa em termos colectivos, André Carrillo foi das principais desilusões em termos individuais. A grande maioria dos adeptos leoninos reconhecem-lhe potencialidade para ser tornar num jogador interessante no panorama europeu, no entanto tarda em explodir e esta época já ficou a conhecer o exigente Tribunal de Alvalade que por algumas vezes o brindou com um coro de assobios.

Vai para o terceiro ano no Sporting e na Europa, como tal gostava que esta fosse a sua época de afirmação, uma vez que é um jogador com condições para ser útil e ajudar o nosso clube nos seus objectivos. Estamos em presença de um atleta explosivo, de grande velocidade, que demontrou também ter um bom jogo de cabeça e facilidade de remate, trata-se de alguém que pode ajudar a equipa com vários golos por época.

Gostava que fosse um extremo esquerdo, um pouco à semelhança de Cristiano Ronaldo, fazendo várias diagonais para o centro por forma a receber a bola nas costas da defesa ou mesmo para aparecer a finalizar de cabeça, ajudando o nosso ponta-de-lança que variadissimas vezes se encontra sozinho dentro da área a lutar contra os centrais. Por outro lado, com bola, seria útil fazer estes mesmos movimentos para o centro, de forma a tentar finalizar à entrada da área.Por fim, uma vez que é um jogador que defensivamente não é muito intenso, deveria ser coberto pelos nosso médios por forma a estar sempre pronto para sair em contra-ataque.

No entanto, para isto acontecer, na minha opinião há alguns aspectos que tem que melhorar, dado que demonstra muitas vezes dificuldades no domínio e controlo de bola em progressão, demonstra também muitas dificuldades ao nível do passe, fazendo-me por vezes lembrar Djaló, e tendo em conta que estamos a falar de gestos básicos no futebol, não é admissivel estas falhas num jogador do Sporting. Também apresenta dificuldades ao nível da decisão, tentando a finta por vezes rodeado por três jogadores e passando a bola muitas vezes quando tem espaço e só com um jogador pela frente, mas isto é algo normal nos jogadores jovens e tende a melhorar com a experiência que vão adquirindo ao longo da carreira.

Cumpre dizer que apesar de tudo, estamos a falar de um jovem, que é internacional pelo seu país e que tem caracteristicas que o tornam num activo importante. O Sporting como clube formador que é, e apostando em jovens como terá forçosamente que fazer nos próximos tempos, não pode pensar que são jogadores feitos e tem que trabalhá-los por forma a continuarem  evoluir. Assim sendo, penso que não se deve desistir de Carrillo e que deve ser trabalhado, além da utilidade que pode dar à equipa, as suas caracteristicas também o tornam em alguém que no futuro pode ser importante para as finanças do clube, dado que se conseguir explodir facilmente se valorizará.

3 comentários:

  1. Excelente análise.

    A minha opinião é que o Carrilho tem muito talento e apesar de por vezes fazer passes a lembrar o Djalo, algumas vezes tem igualmente recepções e passes de grande qualidade (o que não acontecia com Djalo), por isso provavelmente evoluirá estas características de forma a ser mais regular.

    No final da época passada pareceu-em que estava mais explosivo, por isso tenho fundadas esperanças que este ano, num clima de maior organização e responsabilização, o Carrilho se confirme como um grande jogador.

    Essencial para esta época é o clube livrar-se a título definitivo dos encargos dos centrais americano e holandês, do Pranic, evaldo, Gelson.

    Gostaria que efectuássemos boas vendas com o Patricio, Schars, Capel e M. Lopes (se possível em pacote)

    Tentar inclusão no plantel com diminuição de salário, ou venda para elias, adrien, Labyad

    Renovações de Bruma e llori por valores adequados.

    Apenas contratação de dois jogadores por mais de 1 milhão, nomeadamente dois avançados.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco,

      Antes de mais, gostava de agradeccer o comentário. Quanto à época que se avizinha, vamos esperar que seja o ano do Carrillo e do Sporting.
      Não será tarefa fácil colocar tanta gente, mas espero que consigam, já que é algo fundamental para o Sporting, tal como as renovações que gostava que já estivessem resolvidas. Vamos ver o que o Verão nos reserva.

      SL

      Eliminar
  2. ta td maluco ,o unico jogador que podias xomparar com o djalo e o bruma caracas
    que nao joganada a bola
    carrillo e craque

    ResponderEliminar