segunda-feira, 20 de maio de 2013

Jesualdo Ferreira

Ontem foi o último jogo oficial de Jesualdo Ferreira enquanto treinador do Sporting, algo que já era esperado nestes últimos tempos e que foi confirmado no final do encontro em Aveiro.

Tal como grande parte dos adeptos leoninos via com bons olhos a sua continuidade.
Primeiro, porque considero o Professor Jesualdo Ferreira competente, sem ser um treinador fabuloso com um futebol vistoso e com grandes resultados, é alguem que sabe montar uma equipa dotando-a de identidade, dando assim uma estabilidade que permite o lançamento de jovens e o crescimento de muitos jogadores.
Segundo, penso que deve haver alguma estabilidade no Sporting, assim sendo, fazia sentido que Jesualdo desse continuidade a este projecto que abraçou durante a época. Essa continuidade teria algumas vantagens, dado que a equipa iniciaria a próxima época já com alguns processos e principios de jogo assimilados e havia um conhecimento mutuo entre plantel e treinador, o que permitiria a Jesualdo Ferreira estar melhor posicionado do que qualquer pessoa para formar o plantel da próxima época dado o conhecimento que tem tanto do plantel principal como da equipa B, sabendo que deverão ser estas duas equipas a formar o plantel da próxima época, juntando-se provavelmente alguns emprestados e uma ou outra contrataçao. Se estivermos constantemente a começar do zero este trabalho será certamente mais dificil, do que havendo uma contunuidade na estrutura, treinador incluido. Assim sendo, espero que apesar dos tempos dificeis que aparentemente se avizinham, haja estabilidade no clube.
Terceiro, é um treinador experiente, e com grande conhecimento do futebol português caracteristicas que serão importantes para alguém que terá que lidar com um grupo tão jovem.
Por fim, depois do crescimento notório que a equipa teve com a sua entrada era merecido que continuasse a acompanhar o crescimento destes jovens que foi lançando.

Gostava também de destacar as declarações de Jesualdo que me agradaram bastante. E por fim um facto curioso que notei, apesar do bom trabalho do professor, estranhamente os resultados nas 5 primeiras jornadas da segunda volta foram piores que os conseguidos por Sá Pinto nas respectivas jornadas da primeira volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário