sexta-feira, 31 de maio de 2013

Bruma e Ilori

Bruma e Ilori são dois jovens da formação do Sporting que começam agora a dar os primeiros passos na equipa principal. Devo confessar que sou fã dos dois, juntamente com Rui Patricio são na minha opinião os melhores jogadores do Sporting e os que mais dinheiro podem trazer aos cofres leoninos.
Considero-os mais valias claras e portanto, à semehança de Patricio, só devem ser vendidos caso surjam propostas irrecusáveis, dado que em função da sua qualidade e caracteristicas são jogadores que terão sempre mercado, não devendo ser negociados após a pior época de sempre, nem numa fase tão precoce da carreira, pois qualquer um deles tem muito para dar ao Sporting.

Estes jovens ainda terão pela frente mais alguns anos pelas selecções jovens, que são sempre uma montra atractiva e são jogadores com capacidade para no final desse percurso (senão antes) integrarem de imediato a selecção principal, o que além de os valorizar faz com que sejam jogadores sob o radar dos maiores clubes europeus.

A equipa principal deve ter na sua base os melhores jogadores da sua formação, beneficiando assim, não só da sua qualidade, mas também da criação de uma identidade na equipa, uma forma de jogar, e a garantia de que quem faz parte da equipa conhece a sua história, os seus valores e a sua grandeza, passando tudo isto a quem chega de fora e facilitando a integração nesta familia leonina. Algo dificil de conseguir se a equipa for formada essensialmente por jogadores estrangeiros que não cresceram a ganhar de leão ao peito. Por outro lado, a aposta na "prata da casa" reforça a marca Sporting e a qualidade da Academia Leonina.

Apesar da sua qualidade, penso que os atletas em causa, são muito jovens para sair, correndo o risco de a primeira aventura no estrangeiro não ser bem sucedida, a exemplo de Quaresma, Simão ou Viana, portanto devem continuar o seu processo de crescimento dentro do clube.

Assim sendo, penso que vale a pena os esforço pela renovação de ambos, além da qualidade que têm, a contratação de reforços para as suas posições também traz custo e dificilmente serão jogadores da mesma qualidade. Por fim, são jogadores que além de terem qualidade para ajudarem a reerguer o Sporting, serão grandes vendas num futuro próximo!

4 comentários:

  1. Eu acho que o Eric Dier ainda será mais valioso que estes 2 que referiste, embora concorde com o teu post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pessoalmente prefiro o Ilori e o Bruma, mas o que disse em relação a estes também se pode aplicar ao Dier.

      Eliminar
  2. Ponho os três em pé de igualdade e na minha opinião não podemos perder nenhum. Para quem goste de NBA, é o nosso "big three" - dando já de barato que o Patrício será vendido. Por outro lado, apesar do potencial, são putos, pouco fizeram no futebol profissional e será apenas natural que renovem e fiquem no mínimo mais uma época. Depois, se saírem, valorizados e rentáveis, paciência.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que não conheço o Dier tão bem quanto os outros, uma vez que ele esteve dois anos fora no Everton e esta época vio a lateral direito, esquerdo, central e médio, tudo sem grande continuidade, por isso nem sei bem o que esperar dele, mas conto que esta época possa ter uma ideia mais real da sua valia.
      Gostava que ficassem pelo menos duas épocas para terem oportunidade de ter uma boa prestação numa prova europeia, agora é obvio que se sairem valorizados e rentáveis nada há a fazer, mesmo agora.

      Eliminar