quarta-feira, 8 de maio de 2013

As posições mais urgentes

Embora a posição do nosso clube ainda não esteja definida, e como tal a participação ou não nas competições europeias, julgo que há certas posições que terão que ser reforçadas na próxima temporada e como tal deviam ser alvo de atenção por parte do nosso clube desde já. Não sou grande adepto de revoluções e como tal penso que a base do plantel está feita e que apenas serão necessários uns ajustes.

Ponta-de-lança
Já era necessário encontrar alguém que pudesse lutar com van Wolfswinkel pelo lugar e conseguisse suprir a sua ausência por lesão ou castigo, com a saída deste ainda mais urgente é reforçar a posição.
Bojinov teve algumas oportunidades, nao convenceu, está emprestado, e o seu futuro não passará por Alvalade.
Owusu não conheço muito bem este jogador que está à varios anos emprestado, contudo também ele não parece ser opção para os responsáveis pelo Sporting.
Rubio foi contratado como uma promessa que seria lançado com o tempo, mas na minha opinião não tem qualidade para ser jogador do Sporting e deveriamos vende-lo.
Betinho é um jogador formado em Alcochete que sempre marcou muitos golos na formação, teve algumas oportunidades na equipa principal este ano, mas na minha opinião também ele não tem qualidade para vir a integrar o platel do Sporting no futuro, penso que deveria ser trocado ou vendido, já que na equipa B também estará a tapar o caminho a jogadores mais promissores que possam surgir.
Etock mais um jovem, este contratado ao Barcelona que vai tendo as suas oportunidades na equipa B, embora raramente jogando na posição de ponta-de-lança, desconheço os motivos, mas gostava de o ver nessa posição.
Assim sendo, julgo que é necessario contratar alguém para uma posição tão importante, sendo que a minha preferência seria sempre o Éder do Braga, que considero um grande ponta-de-lança que tem tudo para ser titular da selecção nacional e que embora seja um pouco caro, compensava o esforço. Além disso, o Braga dificilmente se apurará para a Liga do Campeões o que certamente o obrigará a vender, não tendo uma base negocial tão forte como se conseguisse os milhões da Champions. Por outro lado, poderiamos incluir jogadores como Nuno Reis, André Santos, Adrien, Wilson Eduardo, Rubio, Betinho que na minha opinião terão muitas dificuldades de afirmação no Sporting, mas que poderiam ter alguma utilidade em Braga.
O mais que falado Ghilas também seria interessante, Inácio conhece-o melhor que ninguém e como tal será um nome que terá em vista. Os jovens Suk do Maritimo e Baldé do Guimarães também julgo serem boas opções mas neste caso para serem alternativa aos titulares, e para irem crescendo de forma sustentada, sendo opções de futuro.

Lateral Esquerdo
Evaldo terá sido dispensado pelo seu elevado ordenado e como tal também não terá espaço na época que se avizinha.
Grimi julgo que finalmente acaba contrato.
Turan nao se conseguiu impor em Alvalade nem em Aveiro quando foi emprestado ao Beira-Mar, este ano está a fazer uma época mais ou menos regular na Turquia, desconhecendo contudo o seu valor.
Assim sendo, também esta posição terá que ser reforçada, temos os emprestados Joãozinho e King que poderão ser opções, não sendo de descartar a contratação de um outro melhor ou mais barato por exemplo.

Trinco
Gelson foi emprestado na reabertura de mercado devido ao seu elevado vencimento, parece que o seu espaço em Alvadade terá terminado.
Rinaudo apesar da sua entrega e profissionalismo, não é um jogador que aprecie, e penso que numa deveriamos ter uma melhor opção nesta posição tão imporante, penso que é um jogador lento, e bastante fraco tacticamente, embora seja útil a dobrar quando a equipa esta fechada e os jogadores próximos conseguindo cortes muito vistosos, trata-se de um jogador que tem dificulades em travar contra-ataques dado que não é muito forte, rápido ou tacticamente evoluido.
Fokobo já teve algumas oportunidades na equipa principal embora sempre como central, no entanto penso que pode render mais como "6", e creio que tem um grande futuro nessa posição. Pessoalmente gostaria que fosse aposta na próxima época.
William Carvalho julgo que está em final de contrato e não parece ser aposta para os responsáveis leoninos, jogou com regularidade no Cercle Brugge, mas não tenho acompanhado a sua evolução.
Neste caso, a minha opção seria lançar Fokobo, há ainda A. Santos e Zezinho, jogadores que já desempenharam estas funções mas julgo que rendem mais na posição "8" e penso que o espaço do português no clube já terá terminado.

4 comentários:

  1. vender o Rubio lol? estas bem?

    ResponderEliminar
  2. Vende-lo, troca-lo.. queria dizer dispensa-lo, mas é internacional chileno, jovem, só é preciso que o empresário dele engane outros como fez connosco.

    ResponderEliminar
  3. poe na lista de blogues?, ja pus o vosso no meuwww.enormesporting.blogspot.pt

    ResponderEliminar