quinta-feira, 2 de agosto de 2012

As renovações

É com agrado que recebo a noticia de que o nosso guarda-redes Rui Patrício vai renovar, titularíssimo na nossa selecção tem feito excelentes épocas ao serviço do nosso clube e é indiscutivelmente a maior figura do Sporting neste momento. É um prémio merecido para o Patrício mas também para todos os adeptos do Sporting.


Cedric Soares também chegou a acordo com o Sporting, estendendo o seu contrato até 2016, estamos perante outra boa noticia, é um bom lateral direito, bastante seguro a defender e que mesmo que ainda não seja primeira opção no Sporting terá sempre as suas oportunidades e continuará certamente a mostrar-se nas selecções mais jovens.

Assim sendo, além dos dispensados Grimi e Sinama-Pongolle, temos Carriço, Xandão, Adrien e Pereirinha que terminam contrato no final da presente época.

Quanto ao brasileiro, Xandão, nada podemos fazer a não ser pagar o valor estipulado no empréstimo para que este passe a ser nosso jogador. A meu ver foi uma boa descoberta e se fosse jogador dos quadros do Sporting julgo que até poderia ser titular ao lado de Rojo, no entanto se a opção passar por não activar a clausula no final desta época penso que devemos tentar fazer dinheiro com ele agora dado o elevado numero de centrais, sendo que gostava que o Sporting tivesse capacidade financeira para o manter.

Quanto a Adrien, também gostava que este renovasse o seu contrato, considero-o um bom médio que será certamente muito útil ao Sporting, é jovem, português, das nossas escolas e nada inferior aos médios que pelo nosso clube têm passado. Se for feliz no Sporting tem todas as condições para chegar à selecção principal e além disso é um jogador com mercado.

Faltam os mal-amados Pereirinha e Carriço, quanto ao primeiro julgo que devia ser aposta na lateral direita e como tal deveríamos chegar a acordo com ele por forma a prorrogar o seu vinculo com o Sporting, como extremo julgo que não tem qualidade para jogar no nosso clube, mas como lateral penso que pode ter um grande futuro, sendo na minha opinião superior ao seu antecessor. Contudo, se o objectivo for para o ano apostar em Cedric e Arias então não faz sentido o lateral titular ser Pereirinha nem renovar com este, sendo que não seria essa a minha opção não só por o considerar um bom lateral e porque desconheço a real capacidade de Arias, que apesar de muita gente o ver como potencial titular do Sporting, eu não o consigo ver assim dados os escassos minutos que jogou na última época onde apesar de ter mostrado bons pormenores não deu para perceber o seu real valor.

A situação do Carriço é a mais complicada uma vez que temos 5 centrais, na minha opinião ele não deve sair, dado que o Xandão não pertence ao Sporting e a menos que o Sporting o venha a comprar deve ser sempre um candidato à saída, por outro lado apesar o grande profissionalismo e das qualidades de Onyewu a meu ver não faz qualquer sentido ter um dos jogadores mais bem pagos do plantel como quarta ou quinta opção para a sua posição, é verdade que é um central que nos deu muitos pontos e será provavelmente o mais forte no jogo aéreo de todo o campeonato, mas os jogadores mais bem pagos tem que ser os que fazem a diferença e não suplentes. Assim sendo, julgo que Carriço deverá manter-se neste último ano de contrato cumprindo o papel que Tiago tem cumprido nos últimos anos, sendo que Nuno Reis jogador que há muito é apontado como o seu substituto já renovou e penso que no final desta temporada poderá ocupar o lugar de Carriço no plantel principal do Sporting.

Por último, gostava de referir-me a um jogador que está a ser gerido de uma forma estranha, falo de Amido Baldé que também termina contrato na próxima época, é um jogador que a meu ver poderia crescer bastante na equipa B e ser útil no futuro ao Sporting, numa posição onde até nem temos grandes alternativas, contudo ninguém sabe muito bem qual a situação deste jogador, sendo que pessoalmente gostaria de o ver renovar e integrar a equipa B ou ser emprestado a uma equipa onde possa competir a um nível mais elevado.

Sem comentários:

Enviar um comentário