terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Futuro do Sporting

Renato Neto é o mais recente produto das escolas leoninas a integrar o plantel principal, depois de estar emprestado por época e meia aos belgas do Cercle Brugge. Gostaria de elogiar esta parceria entre o Sporting e o clube belga e dar os parabéns a quem a tornou possível, uma vez que começa a dar os seus frutos. Além da experiência e crescimento competitivo que é possibilitado aos atletas emprestados estes disputam um campeonato de bom nível e que é seguido de perto por países como Holanda, França ou Alemanha, permitindo desta forma não só a valorização dos atletas nos referidos mercados, como a expansão da marca Sporting como um clube formador.

A juntar a esta parceria, na próxima época teremos uma equipa B que disputará a Liga Orangina. Nesta equipa só poderão jogar atletas entre os 16 e os 23 anos de idade, havendo 3 vagas para maiores de 23. E dos 18 convocados, 10 terão que ser formados localmente, o que significa que entre os 15 e 21 anos tenham estado 3 anos inscritos em equipas portuguesas. 
A equipa B permitirá que alguns jovens do plantel principal possam competir durante todo o ano, mesmo em fases em que não tenham tanta oportunidade na equipa A, permite que jogadores que subam a sénior se mantenham ligados ao clube e a competir regularmente e é importante para atletas ainda juniores possam competir a um nível mais elevado.
Posto isto, e fazendo uma análise aos jovens da equipa principal, emprestados e juniores, julgo que a parceria com o Brugge deveria continuar, uma vez que dá oportunidade de os atletas disputarem regularmente um campeonato superior à nossa Liga Orangina. Por maioria de razão os jovens que tenham possibilidade de disputar com regularidade a 1ª Liga julgo que o devem fazê-lo, a menos que seja para integrarem o plantel principal. Assim sendo, a equipa B deveria ser formada pelos jogadores que não tenham hipótese de jogar regularmente numa liga superior, pelos atletas da equipa principal com poucas oportunidades e por juniores que precisem de um ritmo competitivo superior ao do nacional de juniores para crescerem.

Olhando para a actual constituição do plantel principal verificamos que jogadores como Arias, Illory, Renato Neto, André Martins, Carrillo ou Rubio poderão lucrar com a criação da equipa B, uma vez que poderiam continuar a competir sempre que não tivessem oportunidade de o fazer pela equipa principal.
Quanto aos emprestados. temos os casos de Adrien, Mexer, João Gonçalves, Salomão, Owusu ou André Marques que já não terão idade para competir na equipa B, podem sempre ocupar as 3 vagas, mas como disputam ligas mais competitivas devem permanecer emprestados, a não ser que regressam para o plantel principal.
O mesmo se aplica aos jogadores do Cercle (Nuno Reis, Baldé e William Carvalho), Cedric e Wilson, que apesar de terem idade para integrar a equipa B é algo que não faz sentido, dado que jogam com regularidade em campeonatos superiores.
Desta forma, jogadores como Diogo Rosado, Golas, Juary, Luís Ribeiro, Pedro Mendes, Zezinho ou Turan deveriam compor a equipa B. 
Por outro lado, Rafael Veloso, Esgaio, Rodolfo Simões, Mica, João Mário, João Carlos, Agostinho Cá, Betinho, Etock e Altair Jr sobem a seniores, podendo também estes integrar a equipa B caso não haja melhores oportunidades.
Por fim, juniores como Edgar Ie, Tobias Figueiredo, Mateus Fonseca, Luis Cortez, Chaby, Farley Rosa, Edilino Ie, Iuri Medeiros ou Bruma poderão ajudar a compor a equipa em alguns jogos.

Desta forma julgo estarem reunidas condições para que os jovens do Sporting possam crescer de forma sustentada e para que o Sporting tire cada vez mais e melhor partido da sua formação.

3 comentários:

  1. Bom post.
    Bem construído, arejado e com excelente visão de futuro. Assim se contribui para um Sporting cada vez mais forte e incontornável no panorama futebolístico nacional e europeu.
    O meu rasgado aplauso.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Comparar este post com o meu, é, como diz o outro, andar de fiat uno em Paris.

    Muito completo e apenas com informação necessária.

    Algum dia temos de falar, ando aqui com umas ideias que podem ser engraçadas eheh

    SL

    ResponderEliminar
  3. @ Álamo
    Muito obrigado. É gratificante ver que estamos de acordo, principalmente vindo de um leão que partilha da mesma paixão pelo Sporting.
    Todos juntos aos poucos vamos fazendo um Sporting mais forte. Estou com fé que os próximos tempos são de glória!

    @CL
    Eu já andava com ideias de fazer um post sobre a equipa B e sobre o Cercle. Vi o teu post sobre a equipa B e ao comentar vi que tinha tanta coisa para dizer que resolvi fazer este post.
    Sempre disponível para falar e ouvir essas ideias.

    SL

    ResponderEliminar